quarta-feira, 18 de abril de 2012

TOP 5 : Lugares destruídos pelo homem


catastrofes


Catástrofes ambientais vêm em diferentes graus, mas nenhum é tão terrível como quando a ação humana torna a terra inabitável. É importante lembrar que enquanto o ar limpo, água e solo aparentemente vem de graça, esses recursos exigem cuidados. Mantendo esse princípio em mente, aqui está uma nossa lista de 5 lugares que tiveram de ser abandonados por causa da negligência ambiental.




5- Chernobyl Pripyat, Ucrânia
Localizado dentro da zona de desastre de Chernobyl, Pripyat, Ucrânia, foi o marco zero para o pior desastre nuclear da história em que um acidente destruiu um reator de usina em 26 de abril de 1986. A cidade, que já se movimentava com cerca de 50.000 habitantes, é agora uma cidade fantasma. Os níveis de radiação permanecem altos demais para a habitação humana permanente, embora seja considerado seguro para os turistas para visitar. Ambiente macabro, a cidade inclui um antigo parque de diversões, com um  roda-gigante abandonado e vazio.

4- Centralia, Pa.
Centralia é uma antiga cidade mineira de carvão dos Estados Unidos, uma vez povoada por mais de 1.000 moradores. Hoje, é uma cidade fantasma, perpetuamente ardendo como um poço do inferno, com as emanações mortais de monóxido de carbono passando de rachaduras no solo. O que aconteceu?
Centralia teve que ser abandonado depois de um incêndio em 1962 nas minas de carvão que fluem por debaixo da cidade – Um incêndio que continua a queimar hoje, e pode continuar a queimar nos próximos 250 anos. Os moradores já foram despejados e código da cidade ZIP foi revogado.
O fogo foi descrito dramaticamente por David DeKok em 1986, em seu livro “perigo invisível: A Tragédia de Pessoas, Governo e do Fogo de Centralia”: “Este era um mundo onde nenhum ser humano poderia viver, mais quente do que o planeta Mercúrio, a sua atmosfera tão venenoso quanto Saturno. no centro do fogo, as temperaturas facilmente ultrapassaram 1.000 graus. nuvens letais de monóxido de carbono e outros gases giravam através das câmaras de rock. ”

3- Carteret Ilhas
Moradores das Ilhas Carteret, atóis no Pacífico Sul, tornaram-se refugiados climáticos do planeta. As ilhas podem desaparecer completamente até 2015. Em 2005, pelo menos 1.000 residentes tiveram que abandonar as ilhas, pois a água sobre mais a cada dia. Em nenhum lugar nas ilhas se está a mais de 1,2 metros acima do nível do mar.
Como a temperatura deve subir devido ao aquecimento global, o nível do mar pode engolir nações insulares e as comunidades costeiras ao redor do mundo. As Ilhas Carteret podem ser um sinal das coisas por vir.

2- Mar de Aral

O Mar de Aral, um dos quatro maiores lagos do mundo 40 anos atrás, ficou quase completamente seco após os rios que o alimentavam serem desviados por projetos de irrigação mal planejados e mal administrados. O evento foi chamado de “um dos piores desastres ambientais do planeta .” Os navios de pesca que uma vez navegaram o grande mar agora estão no meio de um deserto desolado e empoeirado, relíquias de um tempo em que aldeias prósperas floresceram ao longo das margens do Mar Aral. Embora algumas das cidades, que antes eram grandes portos, continuam a ser povoadas hoje, muitos tiveram que ser abandonadas.

1- Zona de Fukushima


A tragédia na usina nuclear de Fukushima, no Japão, causada pelo terremoto Tōhoku de 2011 e subsequente tsunami, foi considerado o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl. Uma zona de evacuação até 30 km  ao redor da planta danificada foi declarado inseguro para humanos, e ex-moradores da área disseram que eles nunca podem ser capazes de retornar às suas casas devastadas pela radiação. Entre as várias cidades que se espera estar na lista negra são Futaba e Okuma, que ficam a apenas dois quilômetros da usina Fukushima.
E a verdadeira pergunta nessa hora é: Quando vamos parar os desastres ambientais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário